Novembro veio com florzinhas vermelhas de papel. De um dia pro outro, estavam à venda em todas as lojas da cidade, e pessoas passaram a usá-las como broches. "O que é isso?", perguntei - meio envergonhada por não saber de algo que parecia tão óbvio. "É pra lembrar dos mortos nas guerras".
Em 11 de Novembro de 1918, foi declarado o fim das hostilidades da Primeira Guerra Mundial. Na mesma data, no ano seguinte, Londres ficou em silêncio por dois minutos, em honra àqueles que morreram pelo seu país. Deu-se início a uma prática que é repetida há 93 anos em praticamente todas as ex-colônias britânicas - como Canadá, Austrália e África do Sul.
Na Inglaterra, a data é celebrada no segundo domingo de Novembro. Neste dia, estávamos a caminho de Stonehenge e, pelos vilarejos que passamos, vimos procissões de pessoas vestidas de preto com a florzinha vermelha - depois levadas ao monumento de guerra mais próximo.
A florzinha vermelha é uma papoula e tornou-se símbolo do Remembrance Day por causa de um dos mais famosos poemas de guerra: "In Flanders Fields". Flanders é a região norte da Bélgica, que foi devastada na Primeira Guerra Mundial. O poema, escrito por um médico canadense em combate, fala dos soldados enterrados naquele mar de lama - onde nada mais crescia a não ser papoulas.
que lindo!
ResponderExcluirEu também nao sabia disso, obrigada por compartilhar aqui no blog! Seu eu nao morasse na Alemanha, moraria no Reino Unido, eu adoraria poder morar uns 6 meses ou um ano aí algum dia, mas como meu marido trabalha aqui na Alemanha, duvido que consigamos fazer isso. :(
ResponderExcluirhttp://thecrazyragdollcatlady.com/2012/11/22/object-2-out-of-52-objeto-2-de-52/