18.10.13

minhocário


No começo do mês, eu e o Dudu completamos oito anos juntos - e de presente nos demos algo que os dois queriam há um bom tempo: um minhocário! Compramos pelo site e fomos buscar num sábado à tarde. A sensação era de estar trazendo pra casa um animalzinho de estimação - no caso, vários.

O minhocário tem três andares.O de cima e o do meio com minhocas e o de baixo, vazio. No de cima, colocamos restos de alimentos - que as minhocas transformam em húmus. Quando esse fica cheio, é só trocar com o do meio e recomeçar o processo. Com o tempo, escorre pro de baixo um líquido chamado chorume. Ambos os produtos são super ricos em nutrientes e podem ser utilizados em vasos, jardins e hortas.

As minhocas têm se revelado uma excelente companhia. São quietinhas, não fazem bagunça e nem são fedidas - aliás, têm um cheirinho gostoso de terra fresca. Todos os dias, abro a caixa pra dar uma espiadinha, mas elas logo se escondem. Antes achava que era comigo, depois aprendi que não gostam de luz.

Em poucas semanas, reduzimos - e muito! - o nosso lixo. Só jogamos fora o reciclável e restos de comidas gordurosas ou de origem animal. O restante vai pro minhocário. O melhor de tudo é que em troca temos plantas fortes, bonitas e bem alimentadas. Recomendo! :)







4 comentários:

  1. Haaa... que legal!! Aqui em casa também temo um minhocário!! :)
    Elas são mais simpáticas e não tão fotofóbicas assim.. dá pra ver algumas quando abrimos a tampa! :P

    Quando compramos, o cara veio explicar pra não colocar casca de cebola e nem frutas cítricas! A gente tem esse cuidado,mas não sei se essas instruções são universais ou não.. o.o
    E minha tia que tem minhocário há um tempão disse que o chorume é muito forte par ser colocado direto na terra.. e que por isso, deve ser diluído antes. Não sei no que ele é misturado, mas enfim.. instruções dela! Eu não entendo tão bem assim.. seria o caso de dar uma pesquisada! :)

    Adorei que as suas caixas são verdes!! Aqui são pretinhas sem graça! Haha
    ;***

    ResponderExcluir
  2. nós recebemos exatamente as mesmas instruções! hehehe
    o legal é que a pessoa que nos vendeu é super acessível e eu tenho mandado várias perguntas. mas no geral é super fácil de manter, né?

    nós que escolhemos o verde! tinha marrom e preto também. :)

    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Que discretinho! É uma boa opção mesmo. Ainda mais que quero montar hortinha na minha casa ano que vem.. nossa, vai sair muito em conta. :)

    Pale September

    ResponderExcluir
  4. discretíssimo! infelizmente a única lembrança que tenho de minhoquinhas são das que espetei no anzol quando criança metida a pescadora (que dó, que dó) #chateada HAHA e te falar, acho bacana aqueles aquários de formiga sabe (não sei o nome pra isso) :)

    ResponderExcluir