25.7.13

quibe de abóbora


Há uns anos atrás, tive um caso de amor com abóboras. Na verdade, era mais paixão que amor. Comia quase todos os dias e de todos os jeitos. Sentia como se tivesse encontrado o vegetal da minha vida - até que enjoei. 

Nunca tinha provado a versão quibe. Fiz pela primeira vez há umas duas semanas e, desde então, repeti três vezes! Acho que reacendeu a chama da paixão. :)



Quibe assado de abóbora

1 xícara de purê de abóbora
1/2 xícara de triguilho 
1 cebola picada
2 colheres de sopa de salsinha picada
2 colheres de sopa de hortelã picada
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de gergelim (gosto de esquentar na frigideira até torrar um pouquinho)
pimenta do reino
canela
sal

Recheio
1/2 xícara de coalhada seca (ou iogurte natural integral)
1 colher de sopa de tahine
2 colheres de sopa de cebolnha picada
sal

Ferva água e despeje sobre o triguilho. Deixe de molho por uns 10 minutos. Outra opção é deixar de molho durante a noite, mas ainda não tentei desse jeito.

Cozinhe a abóbora até ficar macia e amasse formando um purê (não cozinhe demais senão fica aguado). Já fiz esse quibe com a abóbora japonesa, de pescoço e paulista. Minha preferida foi a japonesa.

Com uma peneira, ou com as mãos, retire o excesso de água do triguilho e misture com o purê e todos os outros ingredientes do quibe. Prove e veja se está bem temperado.

Numa outra vasilha, misture todos os ingredientes do recheio.

Unte uma assadeira com azeite e coloque metade do preparo do quibe, depois todo o recheio e por último a outra metade do quibe.

Regue com azeite e asse em forno médio até a superfície ficar firme.

4 comentários:

  1. A aparência disso está di-vi-na. Nunca fui muito fã de abóbora, mas comecei a gostar conforme minha mãe me obrigava a comer pure de abóbora no almoço. Hoje em dia acho bem gostoso, mas não ao ponto de desejar. Quer dizer, até ver essa foto.

    Pale September

    ResponderExcluir
  2. nunca fiz abóbora! isso parece uma delícia e já quero testar <3

    ResponderExcluir
  3. Hoje fiz,acabei de comer!!! Só que fiz o recheio de ricota com cenoura,salsinha,azeite. Aqui em casa é o único jeito que gostam de comer abóbora.Delícia!!!

    ResponderExcluir