1.3.13

a moda inglesa


Na escola da Nina, tem uma brincadeira que funciona assim: o professor faz uma pergunta, quem responder "sim", fica em pé, caso contrário, permanece sentado. Na vez do "você está usando duas meias do mesmo par?", só a Nina ficou em pé.

Esses dias, uma senhora me falou que acha o povo inglês o mais mal vestido do planeta. Talvez seja exagero, mas, realmente, se comparados aos franceses e espanhóis, os ingleses não tem um senso de moda lá muito apurado. Não vejo isso como algo negativo. Pelo contrário - acho que temos muito que aprender com eles.

Eu definiria o estilo inglês como prático e funcional. Se tá frio, vestem luvas, gorro e cachecol. Se tá chuva, capa de chuva e galocha. Se andam de bicicleta, capacete e colete fluorescente. Se vão pro parque, um sapato velho que possa sujar.

Aqui, crianças usam roupas de criança - confortáveis e coloridas. É raro ver mulheres se equilibrando em cima de um salto e prendendo a respiração dentro de um vestido justo. A maioria das pessoas tem um casacão que é o mesmo pro inverno todo. E precisa de mais?

Entendo que é importante se sentir bonito e que a maneira como nos vestimos é também uma forma de se expressar. Mas isso não significa que precisamos seguir as últimas tendências, nem gastar rios de dinheiro só pra estar na moda. Afinal, meias servem pra esquentar os pés - tanto faz se são diferentes, ou do mesmo par.

4 comentários:

  1. Bem diferente de Madrid, viu Iana. Pelo menos quando fui lá as pessoas andavam super bem arrumadas no geral, e eu achava isso bem legal porque dava pra se inspirar e conhecer um pouco da moda madrileña. Também preciso confessar que como ficava mais na faculdade e ia pra, maioria das vezes, lugares mais jovens o parâmetro de comparação que eu tenho é esse.

    Mas mesmo quando ia viajar por cidades próximas sempre via as pessoas e os habitantes muito bem vestidos, em compensação quando fui pra Londres notei o pessoal mais básico mesmo.

    http://www.paleseptember.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é! na Espanha até as crianças são elegantes né? com aqueles sapatinhos de couro e roupinhas de mini-adultos! muito fofos! :)

      Excluir
  2. HAHAHAHA
    Quando visitei Londres, a moça que me hospedou no CouchSurfing usava uma meia amarela e a outra verde. Ela tinha um esmalte velho nas unhas (cada unha de uma cor) que parecia estar ali há semanas, e não parecia nem um pouco preocupada em tirar. Em contrapartida, nos metrôs eu via moços elegantes com cara de príncipe e moças moderninhas com cara de fashionista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha. acho que as pessoas aqui em Bristol tão mais pra senhora do CouchSurfing! :D

      Excluir